sábado, 28 de abril de 2012

Teia do Parque Tupancy

A partir da visita e das atividades e rodas de conversas que tivemos na sala durante a semana após a visita ao Tupancy, os alunos concluíram que formamos uma teia de cuidar da natureza!
E nomearam todos que já fazem parte dessa: alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano, professoras das turmas, os pais que nos acompanharam e as pessoas que nos receberam no Parque Tupancy!

Então desenhamos a teia e registramos no caderno.

Em casa, costurei uma teia e cada aluno receebu uma aranha de papel para pintar e recortar e depois colar na Teia do Parque, representando essa participação!

Convidei também os alunos do 5º ano, que ainda não fazem parte desse trabalho,alguns aceitaram...

Deixamos combinado então, que vamos realizar uma ação por mês na escola, ou no entorno, para cuidar da natureza que nos cerca. Vamos combinar o que fazer juntos, através das ideias dos alunos, numa roda de conversas.


Stela em 28.04.12

Dietschi no Parque Tupancy 1

Nossa 1ª visita de estudos ao Parque aconteceu no dia 17 de abril.
Marta e sua equipe nos receberam com carinho e atenção.
Alguns pais nos acompanharam nessa visita.

Assistimos uns slides sobre o Parque, preparado pela Marta, que ressaltou a criação do Parque Tupancy, sua história e a lei que o criou, em 13 de abril de 1994. Em função da data, cantamosparabéns ao Parque Tupancy, pois estávamos a poucos dias da data!

Marta convidou a todos que ajudassem a cuidar de todos os animais, das plantas, dunas e da natureza que nos rodeia, enfatizando que o Parque já é cuidado, mesmo que através da Lei, por isso a importância de cada um de nós ajudarmos nosso lugar, assim estaremos contribuindo para o Cuidado do Planeta!





Rendeu uma boa conversa nossa visita, depois em aula preparamos várias tarefas!

Stela em 28.04.12

sexta-feira, 2 de março de 2012

2012

Novo ano de trabalhos!

Tenho como proposta de projeto de trabalho da natureza local para esse ano letivo
 "DIETSCHI NO PARQUE TUPANCY".

Aqui, o projeto:


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSOR DIETSCHI
RONDINHA – ARROIO DO SAL


DIETSCHI NO PARQUE TUPANCY




PRIMEIRO E SEGUNDO ANO
STELA MARIS DA ROSA DIAS
RONDINHA – 2012








1. JUSTIFICATIVA


O Planeta Terra está sofrendo com o descuido da população mundial em relação à necessidade de organização dos espaços coletivos que os indivíduos usufruem e consequentemente partilham em conjunto, afinal todos nós moramos no Planeta.
Durante muito tempo, com o processo de urbanização das Cidades, o homem foi retirando as proteções que a própria natureza nos oferecia como organização natural dos espaços de cada sociedade, permitindo que vivêssemos harmonicamente nessa conjuntura, não havendo nenhuma preocupação de que os recursos naturais pudessem vir a acabar.
Agora a poluição das águas nos assusta com uma possível falta desse líquido precioso à manutenção da vida na Terra. O homem, na sua ânsia de fazer novos produtos, de facilitar a vida diária, cotidiana, faz uso de matérias primas retiradas da natureza e não as repõe na mesma velocidade com que as devasta! Os desmatamentos, as queimadas, a derrubada de florestas e a destruição dos ambientes naturais de cada nicho ecológico são fatos que não podemos mais permitir acontecer, pois prejudica todo o ambiente a nossa volta. As enchentes e tantas outras catástrofes naturais que vêm acontecendo nos últimos anos nos preocupam.
O homem usou e aproveitou tudo quanto foi possível retirar da natureza sem a devida reposição, sem a preocupação da sustentabilidade natural, com isso vivemos novos tempos em que todos precisam se envolver em prol de cuidar da natureza que ainda nos resta, fazendo um caminho inverso ao da urbanização: temos que devolver para a natureza o que dela retiramos para poder continuarmos usufruindo de tudo o que necessitamos para a sobrevivência do Planeta.
Então é chegado o momento de praticarmos ações em favor dos espaços que nos rodeiam, e que ocupamos como lugar de garantir sobrevivência a todos.
O Parque Natural Municipal Tupancy é o único espaço verde protegido que temos em nosso Município. É necessário que nossos alunos conheçam e ajudem a multiplicar a idéia de cuidar e manter a natureza ali existente, para que possamos garantir um futuro melhor aos moradores e todos os seres vivos que ali habitam.
Conhecer o Parque Natural Municipal Tupancy e toda a biodiversidade ali existente e divulgar a ideia de cuidado desse espaço coletivo é o que justifica nosso projeto.


2. OBJETIVO GERAL


Conhecer a biodiversidade existente no Parque Natural Tupancy, bem como praticar ações específicas de estudo dos habitantes desse espaço natural, fauna e flora e multiplicar a ideia de cuidado e preservação desse ambiente que compartilhamos.




3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


• Visitar o Parque Tupancy e vivenciar estudos específicos dos animais e plantas que ali vivem.
• Conhecer e estudar os diversos animais, a variedade da vegetação e as águas que ali existem.
• Listar, ilustrar e descrever a natureza existente no Parque Tupancy.
• Conhecer a história da criação do Parque Natural Tupancy e reconhecer a necessidade de preservá-lo.
• Pesquisar nos impressos e em rede via internet, as diversas espécies que ali habitam e ampliar nossos conhecimentos.
• Registrar, em texto coletivo, as visitas e estudos realizados no Parque.
• Criar uma Carta do Parque, onde destaquemos a vida existente e a necessidade de cuidar desses seres vivos.
• Aproximar e integrar escola e Comunidade para se envolverem juntas em favor do meio ambiente, resgatando a necessidade de preservação dessa reserva natural e divulgando a ideia de cuidado.




4. ATIVIDADES


• Produção textual.
• Ilustração das visitas.
• Criação de informativo para distribuir entre os alunos da escola e a Comunidade, confeccionados pelos alunos e a família.
• Produção coletiva da Carta do Parque.




5. CRONOGRAMA


Visitas a cada bimestre onde haverá sensibilização dos alunos na semana que anteceder as visitas e após as atividades serão realizadas.
Abril: 17
Junho: 19
Agosto: 21
Outubro: 23
Dezembro: 04


6. METODOLOGIA


Roda de conversas, produções coletivas, passeios, atividades práticas de cuidado e palestra no Parque com o responsável.


7. AVALIAÇÃO


Será satisfatório se envolvermos nossos alunos nas propostas de trabalho, entendendo a necessidade de colaboração de todos na preservação e cuidado, em especial divulgando junto às famílias essa importância.


Arroio do Sal, 02 de março de 2012.